Gramado / RS
agencia@vooaviagens.com.br (54) 3278-9880

PASSO A PASSO: COMO TIRAR O PASSAPORTE

0 Curtidas. 610 Visualizações

Saiba quais são os documentos necessários e como proceder para tirar o seu passaporte 

1. Documentação necessária para requerer passaporte:

– Documento de Identidade

– Passaporte antigo (quando houver)

– Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU

– CPF

– Desde 2017, a consulta à situação junto ao serviço militar e também à quitação eleitoral é feita online no momento do atendimento. Contudo, caso a situação se encontre irregular ou se houver divergência de dados poderão ser solicitados os documentos de quitação com o serviço militar e com a justiça eleitoral. Confira a sua situação nos sites Alistamento online e no do TSE. Por via das dúvidas, nunca é demais levar junto o título de eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve) e, para homens, documento que comprove quitação com o serviço militar.

– Quem alterou nome ou sobrenome por casamento, divórcio ou decisão judicial, e que ainda não declarou a alteração na emissão de passaporte anterior, deve apresentar certidões que demonstrem os nomes anteriores.

– A criança menor de 5 anos deve comparecer ao atendimento e também deve apresentar fotografia facial recente, tamanho 5×7, colorida, sem data e de fundo branco. Para quem tem mais de 5 anos a foto é tirada no momento da solicitação na Polícia Federal.

Todos os documentos devem ser os originais. Mais informações no site da Polícia Federal. Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 194. Veja abaixo um resumo das etapas de emissão de um passaporte:

 (PF/Reprodução)

2. Preencha o formulário para solicitar o passaporte

O início do processo para tirar o passaporte brasileiro começa no site da Polícia Federal. O interessado deve preencher o formulário eletrônico de solicitação. Para tirar um novo passaporte (não existe renovação), o processo é o mesmo: é necessário seguir este mesmo passo a passo.

No formulário, você vai precisar digitar seus dados pessoais, como nome completo, filiação, data e local de nascimento, cor e gênero, estado civil, país, cidade e estado em que nasceu, e nome anterior (se você já trocou de nome alguma vez, ao, por exemplo, se casar).

Ao clicar em próximo, você precisará inserir dados do seu documento de identidade (campo obrigatório para maiores de 12 anos), do CPF, da certidão (de nascimento para menores de 12 anos ou de casamento para quem é casado), título de eleitor (obrigatório para quem tem idades entre 18 e 70 anos), situação militar (obrigatório para pessoas do sexo masculino que tenham idades entre 19 e 45 anos) e passaporte anterior (se tiver um).

Se você nunca teve passaporte, selecione a opção “nunca teve passaporte comum, de emergência, para estrangeiro ou laissez-passer brasileiro”. Se você pretende “renovar” o passaporte, selecione entre as demais opções a que mais atende a sua situação.

Em “dados complementares”, é necessário preencher a sua profissão, o seu e-mail e o seu endereço. Se o pedido para tirar o passaporte for para um menor de idade, vai aparecer um campo “Autorização de Viagem para Menor”, onde será exigido que se selecione uma das três opções existentes, referentes à autorização, irrestrita ou não, para viagem ao exterior desses menores acompanhados ou não dos pais.

Tela com informações sobre autorização de viagem para menor de idade (PF/Reprodução)

Na última tela do formulário, você deverá escolher a cidade em que deseja ser atendido. Depois de tudo preenchido, você será levado a escolher o posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) mais próximo de você para entregar os documentos pessoalmente e receber o passaporte em mãos.

Em algumas unidades do DPF é preciso agendar uma data de apresentação. Mas você só conseguirá verificar se deve ou não agendar o atendimento no posto escolhido depois de ter feito a solicitação de passaporte.


PUBLICADA EM: 08/04/2021 18:16:56 | VOLTAR PARA: Artigos, Dicas e informações | OUTRAS PUBLICAÇÕES
Fonte: Viagem e turismo - Abril